quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

SÓ PARA LER II - AS OITO IDADES DO HOMEM

AS OITO IDADES DO HOMEM, segundo Erik Erikson
Na concepção de Erikson, os principais estágios do ciclo da vida são:

CONFIANÇA x DESCONFIANÇA - Primeiro estágio, corresponde ao estágio oral da teoria psicanalítica clássica e, em geral, transcorre durante o primeiro ano de vida.

AUTONOMIA x DÚVIDA - Este segundo estágio, abrange o segundo e o terceiro anos de vida. Na teoria freudiana é conhecido como estágio anal. Erikson entende que neste período surge a autonomia, desenvolvida através de novas habilidades motoras e mentais da criança.

INICIATIVA x CULPA - Nesse terceiro estágio, que abrange de 4 a 5 anos de idade, a criança é praticamente, dona de seu corpo, pois pode iniciar atividades motoras de vários tipos, por conta própria. O mesmo prevalece quanto à linguagem e atividades imaginárias. Segundo, Erikson a dimensão social que surge neste estágio tem em um dos pólos a iniciativa e, no outro, a culpa.

INDÚSTRIA x INFERIORIDADE - Erikson defende a idéia de que entre os 6 e 11 anos de idade, o ser humano passa pelo quarto estágio, descritos na psicanálise clássica como fase de latência. É o tempo em que o amor da criança pelo pai ou pela mãe (do sexo oposto ao seu) e a rivalidade com o do mesmo sexo, ficam em repouso. É, também, o período em que a criança torna-se capaz de raciocínio dedutivo e de brincar e aprender por regras. Erikson, afirma que, a dimensão psicossocial que emerge durante este período, tem, num extremo, o bom senso de indústria e, no outro, o senso de inferioridade.

IDENTIDADE x CONFUSÃO DE PAPÉIS - Para Erikson, esta fase compreende o período entre os 12 aos 18 anos. É a fase onde o adolescente desenvolve uma infinidade de novos meios de entender o mundo e de pensar a respeito dele. Neste período, segundo a teoria psicanalítica tradicional, ocorre um re-despertar do problema do “romance familiar” da primeira infância e a maneira que o adolescente encontra para resolver este problema é procurar e encontrar um parceiro romântico de sua própria geração. Erikson não discorda desta teoria, porém, alerta para outros fatos que surgem neste momento da vida.

INTIMIDADE x ISOLAMENTO - O sexto estágio do ciclo vital é o início da maturidade, aproximadamente o período do namoro e começo da vida familiar. Para Erikson, a aquisição prévia de um senso de identidade pessoal e a dedicação a um trabalho produtivo, que assinalam este período, dão origem a uma nova dimensão interpessoal de intimidade, num extremo e de isolamento, no outro.

GENERATIVIDADE x ABSORÇÃO EM SI MESMO - Este sétimo estágio compreende a meia idade ou, aproximadamente, o período em que as crianças se tornam adolescentes e os pais já estão fixados no trabalho e/ou profissão. Erikson acredita que o ser humano nesta fase da vida traz consigo o potencial de uma nova dimensão, com a “generatividade” num extremo ou a “absorção em si mesmo” e a estagnação, no outro.

INTEGRIDADE x DESESPERO - O último estágio no esquema eriksoniano corresponde ao período em que os principais esforços do indivíduo aproximam-se do fim e há tempo para a reflexão - e para o desfrute dos netos, quando existem. A dimensão psicossocial que ganha destaque durante esta fase, tem a integridade num extremo e o senso de desespero, no outro.

Apesar do reconhecimento amplo e internacional da contribuição de Erikson à psiquiatria, psicologia, educação e serviço social, nem todas as suas formulações foram aceitas sem críticas.

Nenhum comentário: